Câmara aprova e encaminha demandas ao Executivo de Coruripe

10 de Abril de 2024

Na sessão ordinária realizada no dia 10 de abril de 2024, vereadores receberam e despacharam para as comissões para emissão de pareceres a proposta de Projeto de Lei do Legislativo que dispõe sobre a substituição de sirenes e alarmes utilizados como sinalizadores de início e término de aulas, provas e intervalos nas escolas. A matéria é de autoria do vereador Guttenberg Breda.

As Comissões receberam ainda mais uma proposta de Projeto de Decreto Legislativo outorgando Honra ao Mérito João Beltrão, a senhora Alexandrina Ferreira Gouveia. A matéria é de autoria de Wagnney Vasconcelos e segue para análise e emissão de pareceres.

Na ordem do dia, Vasconcelos apresentou ainda a Indicação solicitando a construção de um vestiário na quadra de esportes Hélio Vitalino, do Conjunto Joaquim Beltrão. Na defesa da proposta, o vereador destacou que a comunidade carece do equipamento. A Indicação foi aprovada.

Edinaldo Morais apresentou Indicação em que reforça pedidos anteriores para manutenção das estradas e melhoria na iluminação pública na região da Fazenda São Luiz, situada entre o Bom Jardim e a Usina Coruripe. O vereador destacou que o pedido é antigo e até o momento o Executivo não atendeu a demanda.

Guttenberg Breda apresentou Indicação em que pede a instalação de rede sem fio no mercado municipal. A proposta de oferecer rede gratuita beneficia comerciantes e a população, uma vez que houve um aumento considerável no pagamento de compras através do pix. A proposta foi aprovada.

Franciney Joaquim apresentou duas Indicações. Na primeira, ele pede a criação de um abrigo público para idosos em situação de vulnerabilidade social que residem no município. Na segunda, o vereador pede a construção de uma quadra poliesportiva para atender aos alunos da Escola José Buarque da Silva.

Ele ainda apresentou um Pedido de Providência para melhoria na iluminação pública da rua do Sol, no trecho da ladeira onde está funcionando a Escola Liege Gama. As matérias foram aprovadas.

Hugo Beltrão apresentou e teve aprovação no Pedido de Providência em que pede a instalação de paradas de ônibus, uma em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outro em frente ao condomínio Terra Vista. O vereador destacou o volume de pessoas que circulam pelo local e a demanda pelo equipamento.

O vereador Edinho solicitou que a Câmara envie ofício ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) pedindo a colocação de redutores de velocidade no trecho da rodovia que fica na entrada e saída da Lagoa do Pau. O vereador denunciou uma série de acidentes que acontecem no local, inclusive com vítimas fatais.

José Juarez propôs cobrar novamente a reconstrução da ponte do Povoado Conceição. O vereador chamou a atenção para a demanda popular que até o momento não foi atendida. Todos os vereadores apoiaram o envio de pedido de informações sobre as obras no local. O presidente propôs uma reunião com representantes do Executivo para acessar ao cronograma de obras e projetos do município.