Audiência pública apresenta contas do 2º quadrimestre da Secretaria de Saúde de Coruripe

02 de Outubro de 2019

Nesta quarta-feira (02), a secretaria municipal de Saúde de Coruripe realizou audiência pública no plenário Djalma Barros para apresentação da prestação de contas referente ao 2º quadrimestre da pasta. A audiência faz um apanhado de receitas e dos investimentos na saúde.

Na Sessão, vereadores receberam o Projeto de Lei Nº 023/2019 do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2020. A matéria foi encaminhada às Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento para análise e emissão de pareceres.

Os parlamentares aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei nº 021/2019 do Poder Executivo que dá denominação patronímica para duas quadras poliesportivas, situadas no município de Coruripe. Nas pautas da Casa, os vereadores aprovaram por unanimidade a Indicação do presidente, Mesaque Padilha, que solicita ao Executivo a pavimentação e iluminação pública no Conjunto Mutirão, localizado no Povoado Pontal de Coruripe. Em seu pedido, o presidente reforça os problemas que a comunidade vem passando devido à baixa luminosidade e falta de infraestrutura no local.

Os vereadores também aprovaram o Pedido de Providência que solicita a reforma no local onde funciona o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Antigo Peti), no Distrito Poxim. A matéria, de autoria do vereador Hugo Beltrão, ainda acrescenta que, na impossibilidade da reforma geral, sejam ao menos providenciados reparos na estrutura.

Estiveram presentes na Sessão os alunos da escola estadual Djalma Barros Siqueira, da turma do 1º ano D. os estudantes foram levados pela professora Iran Santos. Na ocasião, a professora destacou que este foi o primeiro contato dos alunos com o Poder Legislativo. “Aqui é a casa de vocês (alunos) e todas as quartas-feiras ela está aberta, e existe para que possamos reivindicar nossos direitos”, destacou.

O vereador Edinaldo de Moraes parabenizou a iniciativa da professora. “Que outros professores copiem sua ideia de trazer os alunos para uma verdadeira aula de cidadania. É importante conhecer os trabalhos da Câmara”, ressaltou. Moraes sugeriu que a Câmara solicite ao Executivo a criação de um programa para inserção de jovens na gestão municipal.

A estudante Jenifer questionou os vereadores sobre projetos para a geração de empregos na cidade. Ela lembrou que os jovens precisam de oportunidade para crescer. Mesaque Padilha disse que o Executivo vem firmando parcerias com o governo do estado e deve construir um novo distrito industrial na cidade.

“Já tivemos um polo industrial, que acabou ficando inviável devido a chegada de imóveis residenciais. Mas temos informações que uma nova área está sendo desapropriada para a instalação de indústrias de vários portes”, relatou.