Audiência discute a criação da Previdência Complementar de Coruripe

14 de Junho de 2022

A Câmara promoveu, nesta terça-feira, 14 de junho de 2022, audiência pública para discutir a criação da previdência complementar de Coruripe. Além dos vereadores, estiveram presentes os representantes do Regime Próprio de Previdência – o PreviCoruripe.

Além de atender a legislação, a iniciativa da previdência complementar visa garantir melhoria na gestão da aposentadoria para servidores públicos quem deseja fazer parte do plano. A proposta é para beneficiar servidores que recebam acima do teto do INSS. Os atuais servidores têm a opção de fazer parte.

O presidente, Dalmo Porto, pediu para que o representante da PreviCoruripe apresente os valores da Previdência de Coruripe. Atualmente há mais de R$60 milhões na conta do município, tornando Coruripe o segundo município de Alagoas com maior capital público investido, com uma média mensal de R$800 mil em arrecadação e o pagamento da folha do município é de R$400 mil. No ranking estão o estado e a capital.

Os representantes do PreviCoruripe ressaltaram que os servidores continuam segurados do RPPS e com a opção de participar da previdência complementar, que será gerida por uma instituição financeira diferente da Previdência do município. Após a aprovação da empresa habilitada a gerir os recursos dessa previdência, ela deve trazer o plano de benefícios para apresentar aos interessados.

O presidente dos trabalhos, Franciney Joaquim, pediu que quando a empresa for selecionada, ela vá até a Câmara para apresentar o plano de trabalho a ser executado. O vereador fez vários apontamentos que devem estar inseridos no edital de seleção da empresa gestora dos recursos, como tempo mínimo de existência da empresa, entre outras obrigatoriedades.

Joaquim ressaltou que além de autorizar a lei e fiscalizar sua execução, é preciso garantir a segurança na gestão desses recursos, a fim de evitar prejuízos e quebras devido a incompetência ou má gestão.