Aprovado repasse de incentivo financeiro aos agentes comunitários de saúde e endemias

06 de Março de 2024

Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, dia 06 de março de 2024, vereadores aprovaram, após a emissão de pareceres das Comissões Legislativas, a proposta de projeto de lei de autoria do Executivo que denomina de nomenclatura pública os arruamentos do conjunto habitacional José Isidoro, no bairro Pontal de Coruripe.

As comissões emitiram pareceres favoráveis à proposta de projeto de lei do Executivo que autoriza o poder municipal a repassar o incentivo financeiro adicional aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias. Os vereadores aprovaram o projeto de forma unânime e a matéria foi defendida por todos os vereadores desde que entrou na casa.

As comissões também votaram favoravelmente a duas propostas de projeto de lei do legislativo de autoria do presidente da Câmara, Dalmo Porto. Elas propõem dar denominações de Benedito Lourenço da Fonseca e Luiz dos Santos Lopes as ruas projetadas localizadas no povoado da Destilaria, no distrito de Pindorama.

O representante do executivo na Câmara, Guttenberg Breda, pediu que os vereadores aprovassem a proposta de emenda na lei inserindo a denominação de “Lei Roberto Santos” ao projeto de lei. A iniciativa é homenagear o agente comunitário de saúde do município.

Foi enviada às comissões para análise e emissão de pareceres a proposta de projeto de lei de autoria do vereador Franciney Joaquim que propõe que a educação da rede municipal dê prioridade de matrículas entre irmãos na mesma unidade escolar e dentro do horário de trabalho dos pais. Ele defendeu que é preciso pensar na logística das famílias.

Joaquim pediu ainda a criação de uma comissão de atuação eleitoral para visitar escolas e conversar sobre a importância do voto, além de estimular os jovens a votar.

Aprovada a Indicação de autoria de Wagnney Vasconcelos em que solicita que a Secretaria municipal de saúde crie uma farmácia no hospital Delfirio Moreno para dispensar medicamentos, evitando assim o deslocamento das pessoas para a sede da Secretaria municipal de saúde. O vereador destacou que há pessoas que têm dificuldade de locomoção, idosos ou pessoas em condições especiais e sem mobilidade. A proposta foi aprovada.

Presidente Dalmo Porto apresentou Indicação solicitando a construção de pontos de parada de ônibus escolares em frente a todas as escolas da rede pública de ensino do município. O vereador explicou que a medida gera mais segurança e bem-estar aos estudantes. A proposta foi aprovada.

Ailton Lessa apresentou Pedido de Providência solicitando a reativação dos serviços do carro fumacê na cidade de Coruripe. O vereador explicou que o período de sol forte e pancadas de chuva gera aumento da proliferação dos focos do mosquito, e consequentemente, aumentam os casos de dengue no município, justificando com isso a necessidade de ações de combate e prevenção a doença. A proposta foi aprovada

José Maurício apresentou o Pedido de Providência solicitando que a Secretaria de Infraestrutura construa um novo ponto de ônibus no conjunto Barro Preto 2, por trás do ponto dos mototaxistas. O vereador explicou que o local precisa de uma infraestrutura básica para atender a população. A proposta foi aprovada.

Wagnney Vasconcelos apresentou pedido de providência solicitando que a infraestrutura construa pontos de ônibus nas localidades  A proposta foi aprovada. O vereador apresentou o pedido de Moção de Congratulação aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias pelos relevantes serviços prestados à sociedade coruripense.

Franciney Joaquim apresentou Pedido de Providência solicitando a restauração da base do Farol do Pontal de Coruripe. O vereador explicou que o monumento turístico que atrai centenas de pessoas está precisando de reparos, além de acesso para cadeirantes. O pedido foi aprovado.

A Mesa Diretora apresentou um requerimento e os vereadores assinaram o documento junto ao Ministério Público em Coruripe solicitando explicações da fornecedora de energia elétrica Equatorial quanto ao fornecimento do serviço na região. A empresa acumula centenas de queixas de quedas constantes no fornecimento, de falta de atendimento adequado à população, além de cobranças de taxas exorbitantes. A proposta é convocar representantes da empresa e dos órgãos públicos para discutir o tema.