Aprovada a gratificação para profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19 em Coruripe

05 de Maio de 2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 05 de maio de 2021, vereadores receberam do Executivo duas propostas de Projeto de Lei, a primeira que trata sobre a execução indireta para contratação de serviços dos órgãos e entidades da administração pública e a segunda, que trata da contratação de mão de obra terceirizada por tempo determinado, ambas com o objetivo de dar celeridade as ações da gestão. As matérias foram encaminhadas para as Comissões para análise e emissão de parecer.

Ainda nas pautas do Executivo, a Comissão de Justiça e Redação aprovou com emenda modificativa, o Projeto de Lei e o que institui gratificação extraordinária aos profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento a pandemia da Covid-19. Também foi lido o parecer favorável da CJR que autoriza a doação de sementes para incentivo aos pequenos agricultores do município.

Os vereadores realizaram a primeira votação favorável aos PLs com as emendas propostas pela Comissão.

Já nas pautas do Legislativo, a CJR emitiu parecer favorável e os vereadores realizaram primeira votação do Projeto de Lei de autoria de Mesaque Padilha, que denomina a Praça pública situada no Bairro Comendador Tércio Wanderley de Praça da Bíblia. O local fica às margens da Rodovia AL 101 Sul. A matéria, no entanto, sofreu emendas em seus artigos.

Entre as demandas apresentadas pelo Legislativo, Guttenberg Breda apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a manutenção da ponte do Distrito de Poxim, na área que fica próximo ao campo de acesso a região conhecida como Lage das Canas.

Gildo de Castro apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a criação de uma feira de gado no Distrito de Pindorama. O vereador defendeu que a região é agropecuária e possui centenas de famílias que podem ser beneficiadas com a iniciativa. Castro disse ainda que a direção da cooperativa Pindorama assegurou a doação de terreno para a criação da feira. A proposta foi parabenizada pelo presidente e demais vereadores da Casa.

Ródio Enéas apresentou duas Indicações: a primeira pede que sejam ofertados pelo município cursos pré-vestibulares na região central de Coruripe e no Distrito de Pindorama. A segunda pede informações sobre as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura para a proteção dos idosos, levando em conta as exigências do Estatuto do Idoso e algumas dificuldades encontradas por este público para, por exemplo, transitar nas calçadas e frequentar espaços públicos da cidade. As propostas foram aprovadas.

O presidente da Casa, apresentou Indicação em que pede a construção de passarela e demarcação de faixa de pedestres na Avenida Vereador Venâncio Rocha, em Colônia Pindorama. A medida visa reduzir a quantidade de acidentes no local. Dalmo Porto apresentou ainda Pedido de Providência solicitando a colocação de telas de proteção no campo de futebol situado no centro de Pindorama, evitando acidentes. As propostas foram aprovadas.